A estudante do município de Pérola, noroeste do Paraná, Larah Louise, é a mais nova escritora da região. Com 10 anos de idade, ela acaba de lançar o livro “A menina empreendedora” com dicas de empreendedorismo que podem ser praticadas por crianças e até mesmo por adultos.
Segundo Larah, o livro saiu na quarta tentativa, e depois disto a escrita fluiu. Ficaram prontas em um mês as 55 páginas que incentivam os leitores à educação financeira, desenvolvimento pessoal, alimentação saudável e importância do acompanhamento dos pais nos estudos.
“Me inspirei em um amigo, o Ryan Maia, que lançou um livro quando tinha seis anos. Participei do programa sobre empreendedorismo do Sebrae na escola, e tive apoio do meu pai. Então decidi escrever sobre o tema da educação financeira e jornada de uma criança empreendedora”, conta Larah Louise.
No livro, uma menina aprende com os pais sobre educação financeira e empreendedorismo. Larah também dá 12 dicas sobre como empreender e 7 passos de como iniciar um novo negócio e orientações sobre educação financeira sendo aplicada aos desejos a curto, médio e longo prazos.
Dicas servem para crianças e adultos. Foto: Divulgação |
Larah ainda realizou neste mês de novembro uma palestra para Escola Municipal Professor Waldemar Biaca, em Pérola, com o tema: “Educação financeira e a jornada de uma criança empreendedora”. Na oportunidade, lançou do projeto “Crianças de Negócios Autores”, entregando aos participantes um manual com passos e dicas de como escrever um livro. Para completar o evento, distribuiu o brinquedo reciclado “Corrupio”, produzido por ela.
JEEP
De acordo com Larah, a participação no Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) ajudou na elaboração do livro. Durante o programa, crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre aspectos do mundo dos negócios através de temas lúdicos, como por exemplo a montagem de lojas de temperos naturais, ervas aromáticas, brinquedos, entre outros.
“Os professores das escolas parceiras desenvolvem junto com os alunos atividades que estimulam o espírito empreendedor identificando e aproveitando as oportunidades de forma bastante prática, planejando e executando. Um dos focos é desenvolver o protagonismo nas crianças”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser.
O consultor ressalta que para desenvolver o espírito empreendedor não tem idade, por isso é importante o apoio das instituições e da família nesse processo. “A Larah Louise é um exemplo claro de que é possível ter um comportamento empreendedor desde criança”, frisa.
Por Sebrae
Nenhum comentário
Postar um comentário