Dentro das atribuições do nutricionista da Alimentação Escolar inclui-se a realização do diagnóstico nutricional dos escolares. Em Palotina, as nutricionistas da SEMEC em parceria com os professores de educação física, secretários escolares e o NASF realizaram este trabalho.
No ano de 2021 foram avaliados 2.399 alunos (90,56%) das escolas da rede publica municipal de Palotina das turmas do infantil 5 ao 5º ano.
Diagnostico: Dos alunos avaliados:
2,79% Baixo Peso
57,69% em estado de eutrofia (peso normal)
17,26% em sobrepeso
22,47% em obesidade
A prevalência do sobrepeso e obesidade (39,73%) aumentou muito no último ano.
Foto: rawpixel.com/Freepik |
Devemos levar em conta que a pandemia alterou os hábitos das pessoas tornando a vida mais sedentária e o acesso a alimentação industrializada de baixa qualidade induz ao excesso de peso. É bom lembrar que a obesidade infantil pode levar à problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, problemas ósseos entre outros. Essa realidade de aumento do excesso de peso das crianças na idade escolar e o alto consumo de alimentos industrializados foi o que motivou o FNDE a publicar a resolução 06/2020 que faz uma restrição maior de alimentos ultra processados, açúcar e gorduras dentro o ambiente escolar. A Alimentação Escolar é baseada em alimentos in natura e minimamente processado visando uma qualidade nutricional maior, sendo equilibrada com todos os nutrientes que os escolares necessitam no período de permanência escolar.
Uma dica de Alimentação Saudável é desembalar menos e descascar mais.
Por Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário