Últimas Notícias
Noticias

Adaptar confirma caso de raiva bovina em Terra Roxa

O escritório da Adapar - Agência de Defesa Agropecuária de Marechal Rondon confirmou na última sexta-feira (07) um caso de raiva bovina em um município da região.

A situação foi registrada na região da Vila Guarani, município de Terra Roxa, que pertencente ao escritório Adapar de Guaíra, que por sua vez não possui médico veterinário e por isso, solicitou que todos os procedimentos fossem feitos pelo escritório de Marechal Rondon.

O animal, uma fêmea bovina de aproximadamente 12 meses de idade, apresentou os primeiros sinais característicos de raiva no dia 22 de dezembro de 2021, sendo a Adapar notificada no dia 23 de Dezembro de 2021. O animal permaneceu na propriedade isolado dos demais e sob monitoramento e no dia 26 de dezembro, ocorreu o óbito.

Servidores estiveram fazendo a coleta do material entre o período do natal e o ano novo, e o material foi enviado para o Laboratório da Agência em Curitiba, sendo que o resultado confirmou caso positivo de raiva bovina.

O vírus da raiva é transmitido por morcegos hematófagos, e nas regiões onde esses morcegos são mais fáceis encontrados, a recomendação dos médicos veterinários é para que os agropecuaristas vacinem contra a raiva seus animais de produção, como bovinos, búfalos, cavalos, caprinos, ovinos, dentre outros.

Os animais vacinados pela primeira vez, deverão receber dose de reforço em um mês e consequentemente, serem vacinados anualmente.

 A vacina é a principal forma de manter o rebanho imune à doença, importante lembrar que o grau de letalidade da raiva é de 100%, ou seja, todos os animais infectados morrem em pouco tempo. A doença pode infectar não só bovinos e equinos, mas todos os mamíferos, inclusive humanos, além de cães e gatos.

A informação é de que uma equipe da Adapar de Marechal Rondon atua na cidade de Terra Roxa, orientando produtores para que vacinem seus rebanhos, principalmente aqueles produtores num raio de 10 quilômetros do foco. A fiscalização nas propriedades da região já iniciaram no dia 07 de janeiro.

As autoridades sanitárias de Terra Roxa já foram acionadas para tomar as providências cabíveis em relação à saúde humana.

Adaptar confirma caso de raiva bovina em Terra Roxa
 Foto: Divulgação

Os produtores que observarem que seus rebanhos estão sendo atacados por morcegos hematófagos devem comunicar a Unidade da Adapar de Guaíra pelo telefone 044-3642-2235 (também é whatsapp) ou 044-3642-1996, para que sejam tomadas as medidas profiláticas como captura e identificação dos morcegos e seus possíveis abrigos.


Por Portal Lindeiros/Portal Guaíra



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário