Parte do Centro-Sul do Brasil continuará sem trégua nas chuvas nos próximos dias, e de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esta terça-feira (27) será marcado por precipitação significativa, rajadas de ventos e risco de queda de granizo em áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, devido às altas temperaturas das últimas semanas na região, as chuvas chegam com intensidade e deixam toda área em alerta nas próximas 24 horas. Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre 20mm e 40mm no centro-sul do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e Goiás.
Foto: wirestock/freepik |
A consultoria da Climatempo acrescenta que as chuvas de agora, que devem ocorrer nos próximos dias, que serão volumosas e persistentes, atrapalham as semeaduras do milho primeira safra entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Paraná e prejudica a finalização da colheita do trigo em Mato Grosso do Sul e no Paraná.
"Mas, é uma chuva bem-vinda no norte do Paraná, apesar dos danos que podem causar, como queda de árvores e queda de granizo, por exemplo, mas a chuva no norte do Paraná pode ajudar a recuperar o déficit hídrico na região", afirma.
A tendência é que a chuva ganhe intensidade ao decorrer desta terça-feira, com chuvas ainda mais intensas previstas para quarta-feira (28). A partir de quarta a umidade chega também no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro com acumulados entre 20mm e 40mm. Também há previsão para chuvas no Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos.
Ultimas 24 horas
Confirmando as previsões anteriores, nas últimas 24 horas foram registradas chuvas nos estados de Santa Catarina, Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Nos três estados foram registrados acumulados entre 25mm e 40mm, com destaque para o oeste do Paraná que registrou os maiores volumes.
Nenhum comentário
Postar um comentário