Uma moção assinada por todos os vereadores de Palotina homenageou a Cooperativa C.Vale pelos 25 anos de implantação do Complexo Agroindustrial. A homenagem aconteceu durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira, dia 10.
Na oportunidade estiveram presentes à sessão o vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, bem como o gerente de comunicação da cooperativa, Jonis Everton Centenaro, demais diretores e colaboradores. Também estiveram presentes o prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski e o secretário de Agronegócio e Meio Ambiente, Juarez Pastore.
Os vereadores justificaram a homenagem enaltecendo a importância da agroindustrialização implementada pela C.Vale e iniciada com a implantação do Complexo Avícola, que tem resultado na geração de empregos e renda para Palotina e região.
Quatro anos depois começaram as exportações de carne de frango com o embarque de contêineres para a Europa. O bom desempenho da atividade com as inovações tecnológicas atraiu os cooperados, gerando renda extra e reduzindo a dependência da produção de grãos. Com o aumento da produção de frangos, a C.Vale investiu na ampliação da capacidade de abate em 2005. A inauguração da nova estrutura reuniu 15 mil pessoas e o então presidente da República em exercício, José Alencar. Na época foi inaugurada uma nova linha de processamento de frangos, uma nova fábrica de rações e a indústria de termoprocessados de frango, sendo que esta última passou a operar em 2006, produzindo cortes cozidos, fritos e assados.
O interesse dos associados pela avicultura seguiu crescendo e a C.Vale colocou em operação, em 2013, a terceira linha de processamento de frangos. Dando sequência a seu plano estratégico de desenvolvimento, a cooperativa investiu na estruturação da cadeia produtiva do peixe aproveitando o potencial e a vocação da região oeste para esta atividade. Esta nova etapa começou em 2017 com a inauguração do abatedouro de peixes em cerimônia com a presença do então presidente Michel Temer e de seis mil convidados.
Atualmente, as indústrias da C.Vale respondem por 25% do faturamento da cooperativa contra menos de meio ponto percentual 25 anos atrás. Centenas de associados passaram a ter uma fonte de renda extra e segura e puderam melhorar a qualidade de vida de suas famílias e tiveram condições de manter os filhos nas propriedades. Hoje, os jovens estão saindo para estudar e retornando ao campo para dar sequência às atividades dos pais com um bom nível de renda.
Empregos e renda - Atualmente o complexo agroindustrial da C.Vale emprega, de forma direta, 8.272 funcionários, garantindo a renda de um número muito maior de pessoas. Os municípios envolvidos recebem retorno em ICMS sobre a produção de frangos e peixes, recursos que ajudam o Poder Público a fazer investimentos. A C.Vale passou de cooperativa regional a uma empresa de atuação global através do comércio de carnes, ganhando em solidez financeira e gerando mais segurança aos produtores. O processo de agroindustrialização segue se expandindo com a construção de uma esmagadora de soja, um investimento que vai ficar próximo de R$ 1 bilhão de reais e que vai gerar 580 empregos diretos. Em 25 anos, o plano de industrialização passou de um sonho para uma realidade de prosperidade.
Por Assessoria/Câmara
Nenhum comentário
Postar um comentário