Últimas Notícias
Noticias

Região: Ao calçar sapato, mulher acaba picada por escorpião e fica em estado grave

Uma mulher de 52 anos foi socorrida em estado grave após ser picada por um escorpião na última segunda-feira (13). A situação aconteceu na cidade de Colorado (a 87 quilômetros de Paranavaí).

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima foi picada por um escorpião amarelo enquanto calçava um sapato. Ela foi socorrida e recebeu atendimento no Hospital Santa Clara, em Colorado.

Por causa da gravidade do caso, o helicóptero do Samu foi acionado para fazer a transferência da vítima até o Hospital Universitário (HU) de Maringá, onde ela recebeu soro antiescorpiônico.

Foto: Ilustrativa/Emanuel Marques da Silva/Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Sesa
Foto: Ilustrativa/Emanuel Marques da Silva/Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Sesa

Os escorpiões normalmente são encontrados em ambientes escuros, úmidos e com pouca movimentação. Evitar o acúmulo de entulhos é uma das principais medidas para reduzir o surgimento desses animais, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.

“Nesse período de altas temperaturas e com a incidência de muita chuva, eles acabam saindo de seus abrigos pelo excesso de água ou pelo calor. Por isso, medidas simples como manter os quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, materiais de construção e resíduos orgânicos podem dificultar o aparecimento e proliferação dos mesmos”, alerta o Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

PICADA – A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves. 

Para tirar dúvidas sobre acidentes causados por animais peçonhentos e intoxicações, a população pode ligar no 08000 410 148 - Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná.

PALOTINA - Recentemente, os Centros de Educação Infantil passaram por uma dedetização para eliminar a presença de escorpiões a fim de evitar acidentes com os alunos que são atendidos pela rede municipal de ensino.  Uma campanha de sensibilização foi desenvolvida para chamar a atenção da população sobre a limpeza constante dos quintais, além de averiguações rotineiras em locais que possam servir de abrigo ao animal. 

A orientação dos profissionais é de que, mesmo que ninguém seja picado, moradores que encontrarem um escorpião devem informar a Vigilância Sanitária, pelo telefone (44) 3649-2793. 




Com informações: GMC Online e AEN



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário