O Governo do Paraná decretou ponto facultativo nas repartições públicas do Estado no dia 6 de abril quinta-feira que antecede a Sexta-feira da Paixão, feriado nacional.
Dessa forma, o feriado para os servidores públicos do Estado que tiverem autorização da chefia pode começar na quinta-feira (6) e só terminar no Domingo de Páscoa (9).
O decreto assinado pelo governador Ratinho Junior em dezembro de 2022, que instituiu o calendário oficial de 2023 e estabeleceu os feriados, dias de recesso e pontos facultativos para órgãos e entidades da administração direta, autárquica e funcional do Poder Executivo.
'Quinta-feira Santa' é ponto facultativo para órgãos estaduais no Paraná — Foto: José Fernando Ogura/AEN |
Lei municipal deve determinar feriado
A Sexta-feira Santa é considerada feriado nacional, declarado em lei federal, portanto, vale para todo o país.
Entretanto, em relação a Quinta-feira Santa a definição do feriado deve ser feita apenas por uma lei municipal. Dessa forma, segundo advogados ouvidos pelo g1, mesmo uma lei estadual pode dizer que a quinta-feira é considerada como feriado, para fins trabalhistas.
Em Palotina, conforme o decreto Nº10.685, os servidores da prefeitura terão suspensão do expediente, ou seja, ponto facultativo, com escalas para os trabalhadores das áreas essenciais.
Com informações do g1 PR
Nenhum comentário
Postar um comentário