Últimas Notícias
Noticias

Alunos da Escola Percicoti participam de aula prática sobre Educação Financeira na Sicredi

Alunos do 4º ano “A” da Escola Municipal Vereador Luiz Moacir Percicoti participaram na terça-feira, dia 16, de uma aula prática sobre finanças, na Agência Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP. A aula foi proposta pela professora de matemática, Aline Moraes e tratou sobre o Sistema Monetário Brasileiro e Cooperjovem: Educação Financeira. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer toda a estrutura de trabalho da agência, localizada no centro da cidade, que além de participarem de uma palestra receberam gibis da Turma da Mônica que trata sobre o tema de uma forma lúdica e didática. 

“Um trabalho muito importante, as crianças têm que aprender desde nova mesmo como poupar o dinheiro para se tornarem adultos conscientes e que consigam realmente ter uma saúde financeira, não importa o quanto a pessoa ganha e sim o quanto ela guarda. E as crianças tendo esse conhecimento, desde já, elas conseguem levar isso em sua vida, em sua história e ser adultos realmente satisfatórios e que tem uma saúde financeira muito boa”, ressalta a colaborada da Sicredi, Tais Canhadas. 

“E ajuda também os pais, pois muitos pais não tiveram essa base e eles (alunos) conseguem é instigar nos pais essa sede de poupar, de sempre ter um dinheiro lá na frente”, complementa Tais. 

Alunos da Escola Percicoti participam de aula prática sobre Educação Financeira na Sicredi

A professora Aline Moraes avalia que esta foi uma oportunidade gigante para os alunos vivenciarem o que aprendem em sala de aula. “Quando trabalhamos o sistema monetário, muitos alunos nunca tiveram a chance de ir a uma agência bancária, e entender o processo do dinheiro: como está lá? Quem colocou lá? Perguntas básicas que não sabiam que para conseguir fazer um saque, temos que ter um saldo, conseguido pelo nosso trabalho, e por isso está lá”, disse.

Segundo as novas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2020, todas as escolas precisam ter a Educação Financeira.

“A intenção é conscientizar as crianças para que no futuro façam o correto gerenciamento de suas finanças pessoais, onde receberam informações sobre educação financeira e planejamento”, esclarece a professora. 

“Importante ressaltar que independentemente da idade, conhecer sobre Educação Financeira é benéfico para todas as pessoas. Afinal, graças a tais conhecimentos, as crianças poderão desde muito jovens entender melhor a relação entre o trabalho e a conquista de um salário. Assim como, saberão como é possível controlar gastos e fazer planos para gastar o dinheiro de forma assertiva e controlada”, conclui Aline.

Palotina


Palotina

Palotina

Da Redação




« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário