O prefeito de Palotina Luiz Ernesto de Giacometti participou na manhã desta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Vereadores de Maripá, de uma importante reunião que apresentou os próximos passos para criação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Vale do Piquiri para tratamento de resíduos sólidos. O principal objetivo do consórcio é transformar um passivo ambiental, que são os resíduos sólidos produzidos nos municípios, em matéria prima, tornando-se autossustentável.
“O tratamento adequado dos resíduos sólidos é fundamental para reduzir os custos de cada município e os impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública. Existem diversas etapas e agentes envolvidos neste processo de construção consórcio intermunicipal que contará com total apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e Itaipu Binacional”, explica Luiz Ernesto.
Os próximos passos envolvem a assinatura do contrato do consórcio pelos municípios participantes e a inclusão de dotações suficientes à cobertura das responsabilidades financeiras para celebração do Contrato de Rateio e Contrato de Programa.
A apresentação foi coordenada pela chefe de gabinete da Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente de Palotina, Jianice Frigo. Além de Palotina, onde deverá ser construída a sede do consórcio, abrangem a iniciativa os municípios de: Maripá, Terra Roxa, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Francisco Alves e Pato Bragado.
O encontro contou com a participação do assessor de Assuntos Estratégicos, Renato Faleiro; secretário de Administração, Lucas Pedron; secretário de Agronegócio e Meio Ambiente, Juarez Pastore; assessor jurídico, Eduardo Andrade; prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski; o prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia; o vice-prefeito de Santa Helena, Clademar Maraskin; o gestor de convênios da Itaipu Binacional, Edino Krug; além de vereadores, equipe técnica, assessoria jurídica e outras lideranças locais e da região.
Da Redação
Nenhum comentário
Postar um comentário