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Colégio Terra do Saber promove debate sobre a importância da inclusão

No dia 28 de junho, o Colégio Terra do Saber reuniu equipe pedagógica, professores, alguns pais e profissionais da área da saúde para o debate e a reflexão sobre o papel da escola e da família na inclusão da pessoa com deficiência. Entre os temas discutidos estiveram os desafios, as oportunidades, e, principalmente, a importância do acolhimento das crianças e adolescentes com deficiência na rotina escolar e o quanto isso fará a diferença na vida deles. 

A roda de conversa foi conduzida pelo psicólogo do Colégio, Vinicius R. Leal, com a participação da Diretora, Carlise Debastiani, da Coordenadora da Sala de Apoio, professora Maria da Silva, da psicóloga Emanuele Salvi, da Terapeuta Ocupacional, Priscilla Taoni Xavier e ainda com a participação de alguns pais de alunos com deficiência que estudam no Colégio.

“Acho muito importante enfatizar que o ambiente escolar não serve apenas para o ganho pedagógico, mas também para os relacionamentos interpessoais e estimulação da funcionalidade exigida para uma variedade de situações da vida dessas crianças. Incluí-las, de fato, significa ressaltar suas potencialidades em cada um desses âmbitos para que elas se destaquem, apesar de suas dificuldades, as quais não precisam ser um rótulo! Conversar sobre o assunto é, e sempre será a melhor forma de nos aperfeiçoarmos no processo de inclusão”, destacou a T.O Priscilla, que atua principalmente com crianças com deficiências e transtornos de neurodesenvolvimento.

Colégio Terra do Saber promove debate sobre a importância da inclusão

A integração de profissionais para a atuação com essas crianças e adolescentes foi um dos pontos destacados pela psicóloga Emanuele. “Ser diferente não é fácil, é comum que eles se sintam isolados, e com isso, além da deficiência, há um sofrimento psíquico, transtornos psicológicos, ansiedade, depressão. Por melhor que sejam as equipes e os profissionais, não depende só de nós,  tem um contexto, diversas coisas integradas e por isso essas crianças devem ser acompanhadas por equipes multidisciplinares e precisamos levar isso ao conhecimento das equipes pedagógicas e dos  pais, para que seja compreendida a grandeza e a complexidade dos problemas, das questões que envolvem elas. Só assim nós conseguiremos ajudá-las”, disse.

Para Leila Rosina, que é mãe do Guilherme Lourenço Rosina Weiss, aluno do Terra do Saber, o evento acolheu os pais e foi muito válido. “O Guilherme é aluno da Escola Terra do Saber há cinco anos e foi muito bem recebido por essa Instituição. Essa roda de conversa foi muito produtiva, interessante e importante para que pudéssemos nos sentir acolhidos, pertencentes à esse grupo, e poder falar sobre as necessidades e tudo aquilo que pode ser pensado, discutido e melhorado acerca da inclusão. Me senti muito honrada de ser mãe e participar desse momento e espero que isso possa acontecer mais vezes para que tenhamos oportunidade de falar desse assunto tão pertinente”, acrescentou.

Para o vereador Thiago Mostachio, pai do Bernardo, também aluno do Colégio, o evento trouxe diversas contribuições para o processo de inclusão. “Falar sobre inclusão social nas escolas é essencial. Isso vale tanto no ambiente de ensino, quanto em outros âmbitos da vida. Estamos ainda muito distantes do cenário ideal quando pensamos em inclusão, mas conhecer cada criança, suas dificuldades, particularidades e necessidades é fundamental, e o encontro trouxe um pouco disso para as pessoas que participaram. Iniciativas como estas além de ajudar no desenvolvimento de uma pessoa com deficiência, também torna os estudantes, pais e professores mais conscientes”, disse. 

É importante destacar que o Colégio Terra do Saber tem a inclusão como parte da sua missão, como explica a Diretora Carlise. “A missão do nosso colégio é promover um ambiente educacional inclusivo por meio de ações inovadoras e empreendedoras que desenvolva pessoas e trabalhar a inclusão escolar é lei. Através da inclusão aprendemos muito: professores, alunos e toda a comunidade escolar. Mas o que fazemos para a inclusão é ínfimo ainda perto do que é necessário enquanto sociedade e ouvir os pais é enriquecedor para o nosso trabalho ser assertivo. Esta  mesa redonda foi a primeira de muitas que ainda serão desenvolvidas aqui em nosso colégio”, comentou. 


Divulgação




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