O Município de Maripá realizou na sexta-feira (28), no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi promovido pelas secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente e juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maripá.
Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência recebeu o chefe do Núcleo Regional de Toledo da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Paulo Roberto Salesse, para uma palestra sobre o tema.
Logo após, os participantes foram divididos em grupos para a construção de propostas que serão encaminhadas à nível estadual. O evento contou, ainda, com uma apresentação cultural de Acordeon e com a apresentação dos novos Conselheiros Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.
HORTA SOLIDÁRIA – Durante a conferência, um dos projetos que tiveram destaque foi o Horta Solidária. Desde a sua criação, em agosto de 2021, a horta mantém alimentos de qualidade na mesa várias famílias maripaenses.
Quem cultiva e mantém o espaço são pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família, que recebem o benefício eventual de suplementação alimentar e beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada.
O projeto é uma iniciativa do governo municipal, que presta o apoio a estas famílias através da disponibilização do espaço, mudas e insumos necessários. A coordenação é realizada pela Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS e, desde a criação, tem contado com importantes parceiros e colaboradores, como a SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Colégio Agrícola de Palotina, a UFPR - Universidade Federal do Paraná de Palotina e outros.
Por Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário