É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Elige Silvia Leszczynski, aos 91 anos, a primeira professora de Palotina. Ela dedicou sua vida à educação e deixou um legado inestimável. Elige era esposa do pioneiro Eugenio Leszczynski que foi agrimensor no início da demarcação das terras em Palotina, na década de 50.
Seu corpo está sendo velado na Capela Santa Rosa, onde amigos e familiares se reúnem para prestar suas últimas homenagens. Às 16h30, o cortejo seguirá para o sepultamento no Cemitério Municipal de Palotina.
Elige desbravou caminhos e inspirou várias gerações de alunos, deixando uma marca permanente na história do município. Devido à importância de sua trajetória, a Prefeitura Municipal deverá decretar luto oficial de 3 dias em honra à memória dessa pioneira. Essa medida é uma forma de reconhecer a relevância do trabalho desenvolvido por ela e de expressar solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de dor.
A professora foi uma das primeiras mulheres que chegaram a Palotina, no dia 31 de dezembro de 1953, juntamente com a família. Na época chegaram aqui para administrar a recém construída república, que era o casarão para alojar as pessoas que vinham conhecer essas terras. Como não havia escola na época, Elige foi convidada pelo diretor da Companhia Pinho e Terras, Sr. Zardo, para dar aulas as crianças que chegavam ao município, começando com dois alunos e logo faltou espaço na sala improvisada na república.
Elige Silvia Leszczynski deixa um legado de amor pela educação, que certamente será lembrado e honrado por muitos anos. Seu exemplo como educadora e cidadã inspirou e continuará a inspirar todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la.
O Portal Bem Oeste Notícias expressa nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares nesse momento difícil. Que encontrem conforto e força para superar essa perda irreparável.
Da Redação
Nenhum comentário
Postar um comentário