A rodovia PR-317 em Toledo, no Paraná, será duplicada. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), essa duplicação abrange uma extensão de 3.29 km.
O Superintendente Regional Oeste do DER/PR, engenheiro Charlles Urbano Hostins Júnior ,explica que a obra tem o objetivo de deixar o fluxo de trânsito melhor na região.
“Essa obra está sendo executada com o objetivo de desafogar o trânsito no local que já está superado devido a quantidade devido de indústrias e do crescimento da cidade, então está sendo feito para ajudar a liberação, dar escoamento desse fluxo, principalmente dessa área industrial”, explicou.
Nesta etapa, dois consórcios e duas empresas estão participando — e seus documentos estão sendo analisados pela comissão de julgamento do DER/PR. O resultado final será publicado no Diário Oficial e no portal Compras Paraná. A participante que apresentar a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, e estiver com a documentação habilitada, de acordo com os critérios estabelecidos no edital, será declarada vencedora.
Após a publicação do resultado, será aberto um prazo para a interposição de recursos em relação à decisão. Caso algum recurso seja apresentado, a participante envolvida terá o mesmo prazo para apresentar contrarrazões. Todos os argumentos serão avaliados para a tomada de decisão.
A obra compreenderá o trecho que vai do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio. Está prevista a ampliação da pista existente para ambos os lados, além da construção de vias marginais, em ambos os sentidos. As faixas da via duplicada terão uma largura de 3,60 metros, com uma faixa de segurança interna de 1 metro próxima à barreira de concreto New Jersey, que separa os sentidos, e um acostamento externo de 2,5 metros.
Também serão construídas marginais de pista única com 5 metros de largura, faixas de segurança no sentido do tráfego de 1 metro e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos os lados externos. A marginal direita também terá uma ciclovia bidirecional com 2,50 metros de largura. O pavimento existente será fresado e receberá uma nova camada asfáltica ou será completamente refeito.
Para o escoamento das águas pluviais, serão instaladas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, além de bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. Um bueiro simples tubular de concreto existente no trecho será substituído e passará a ser integrado à nova rede de drenagem.
Também está prevista a implantação de nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, bem como serviços complementares, como o plantio de grama, remoção de interferências e a construção de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo para a conclusão da obra, a partir da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, será de 360 dias.
A obra também incluirá a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, localizado próximo ao entroncamento com a BR-163, em um trecho de 150 metros. Esse acesso será uma pista simples com duas faixas de rolamento e contará com a implantação de dispositivos de drenagem, sinalização e paisagismo.
Divulgação / DER-PR |
Nenhum comentário
Postar um comentário