No dia 3 de agosto teve início um importante passo na implementação do Serviço de Acolhimento Familiar - Família Acolhedora em Palotina. Foi realizada, no Centro de Convivência da Família - Clube do Vovô, uma reunião de alinhamento com as famílias interessadas em participar da capacitação para o Serviço de Acolhimento Familiar. O encontro foi conduzido pela Assistente Social Jéssica Garcia da Silva.
A primeira capacitação acontece no dia 14 de agosto e visa preparar as famílias para oferecerem um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes que necessitam de cuidados temporários.
O programa Serviço de Acolhimento Familiar (SFA) foi desenvolvido com o objetivo de oferecer proteção integral a crianças e adolescentes que, por medida de proteção, precisam ser temporariamente afastados de suas famílias de origem ou extensas. Este tipo de acolhimento é considerado uma medida excepcional e provisória, de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Artigo 101, §1º.
De acordo com o Artigo 19, § 2º do ECA, a permanência da criança ou do adolescente em serviços de acolhimento não deve ultrapassar 18 meses, salvo em casos de comprovada necessidade. A delimitação desse período visa atender ao propósito fundamental da medida protetiva, que é a reintegração da criança ou do adolescente à sua família de origem ou, quando necessário, a sua inserção em uma nova família por adoção.
Para aqueles que ainda desejam fazer parte deste programa socioassistencial, há tempo. Entre em contato no telefone 3649-3837, falar com a Psicóloga Cinthya Camila, que é a técnica de referência responsável por selecionar e acompanhar as famílias que desejam participar do Serviço de Acolhimento Familiar - Família Acolhedora. A participação dessas famílias é um passo importante para a construção de um ambiente de apoio e proteção para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Palotina.
Por Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário