O Município de Maripá recebeu, nesta quarta-feira (1º), em Foz do Iguaçu, o reconhecimento do Sebrae/PR pelo bom desempenho no Programa Cidade Empreendedora. O destaque foi anunciado durante o Encontro Estadual de Políticas Públicas, realizado no Grand Carimã Resort, de 30 de outubro a 1º de novembro.
O reconhecimento foi concedido a 127 municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora e alcançaram pelo menos 65 pontos no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (Idan-M), que contempla critérios de políticas públicas, acesso a mercados, acesso a crédito, simplificação e desburocratização, liderança e governança, associativismo e inovação.
A agente de desenvolvimento de Maripá, Camila Angst, representou o município no evento. “O poder público tem um papel muito importante no desenvolvimento dos pequenos negócios. Temos mais de 500 MEI’s em nosso município e é fundamental que coloquemos em prática políticas públicas que possam melhorar ainda mais esse ambiente de negócios”, afirma.
Segundo ela, os avanços são resultado do trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor Municipal (CGM) da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei nº 123/2006). O CGM foi reformulado no mês de fevereiro deste ano, quando retomou os encontros.
“De lá pra cá, já conseguimos avanços importantes. Iniciamos o projeto de educação empreendedora nas escolas em parceria com o Sebrae, estamos trabalhando o eixo de inovação no turismo, mas o principal deles foi a redução do tempo de abertura das empresas e a publicação do Decreto que classifica as atividades de Baixo Risco. Em todo o Estado, somente vinte municípios possuem esse Decreto e nós somos um deles”, destaca Camila.
Com informações da ASN Paraná/Camila Agner
Nenhum comentário
Postar um comentário