O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Maripá está intensificando, durante o mês de abril, a emissão da Carteirinha do Autista, a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). A mobilização marca o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril e está ocorrendo em todo o estado do Paraná.
A Ciptea garante o atendimento prioritário em espaços públicos e privados e oferece a identificação das pessoas com transtorno do espectro autista.Regulamentada por lei federal, ela é gratuita e traz ainda dados e informações tanto da pessoa com o espectro autista como de seus responsáveis.
Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimi-la.
No entanto, para facilitar o acesso, o CRAS do município também pode realizar a emissão. Para isso, basta ir até o CRAS com os documentos em mãos. O prédio está localizado na Rua Henrique Dias, nº 1.390. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (44) 3687-1466 ou WhatsApp:(44) 92002-6476.
Para solicitar a Carteira do Autista, são necessários os seguintes documentos:
- RG, CPF do autista.
- RG, CPF do responsável.
- Fotografia do autista digitalizada, e deve ser o mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão.
- Laudo Médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.
- Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.
Por Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário