A partir desta quinta-feira, dia 2 de maio, a vacinação contra a gripe em Palotina será ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, conforme confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde.
Tradicionalmente, a vacina contra a gripe era direcionada prioritariamente a grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas e indivíduos com condições de saúde específicas. Apesar da ampliação para todas as faixas etárias acima de 6 meses, a secretária de Saúde, Jessica Kehrig Fernandes, reforça a importância de que os grupos prioritários busquem a imunização contra a Influenza.
"A definição dos públicos prioritários leva em consideração as pessoas com maior vulnerabilidade aos vírus influenza. Esses são os indivíduos que correm maior risco de desenvolver complicações graves da gripe, podendo até mesmo necessitar de hospitalização e o risco de morte pela doença", explica Jéssica.
Os grupos prioritários da vacina Influenza incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias), pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e trabalhadores portuários.
Após a aplicação, a vacina requer cerca de 15 dias para conferir imunidade à pessoa que a recebeu, destacando a importância de buscar a proteção o mais cedo possível. Isso garante imunidade antes da queda brusca das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios.
Nenhum comentário
Postar um comentário