O prazo para solicitar condições especiais de renegociação do programa Desenrola Fies, do Ministério da Educação (MEC), termina na próxima sexta-feira (31). Este programa, administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oferece descontos na renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Desde seu lançamento em novembro do ano passado, o Desenrola Fies beneficiou 283.577 estudantes, renegociando mais de R$ 12,92 bilhões em dívidas até o dia 15 deste mês, com um saldo de dívida restante de aproximadamente R$ 2,49 bilhões. As renegociações abrangem contratos firmados até 2017 e débitos até 30 de junho de 2023, em todos os estados. O MEC destacou que essa iniciativa demonstra o compromisso do governo em proporcionar alívio financeiro e novas oportunidades para os devedores educacionais.
O Fies, criado pelo MEC em 2001, financia estudantes de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o programa oferece juros zero e uma escala de financiamento baseada na renda familiar. Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, além de ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil |
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário
Postar um comentário