No dia 26 de junho alunos do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo realizaram uma visita à propriedade de Hélio Biseski para conhecerem cultivo da Pytaia, uma fruta exótica de pouco consumo. Os alunos estão participando de um curso de Fruticultura realizado pelo Sindicato Rural por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR).
A produção de mudas de Pytaia pode ser realizada por via seminífera ou vegetativa, destacando-se a estaquia, enxertia e micropropagação. A propagação vegetativa via cladódios apresenta vantagens relacionadas ao menor tempo para obtenção das mudas além da conservação das características genéticas das plantas matrizes. O produtor informou sobre o manejo da cultura com uma aula de conhecimentos e troca de informações. Hélio faz a polinização de todas as plantas manualmente, com o próprio pólen delas. A polinização é cruzada, o que significa que a branca poliniza a vermelha e a vermelha a branca. A viabilidade do pólen pode ser de 5 a 6 dias se guardado da forma correta.
O produtor explicou que o plantio nasceu por hobbie e com isso se expandiu. Ele tem cerca de 30 variedades, entre elas pitayas bola de ouro, palora, rabelonga entre outra. Os alunos foram acompanhados pela instrutora do Senar/PR, Maria Cristina Copello Rotili.
Alunos que participaram da visita técnica |
Divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário