Devido à incursão de uma frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja, indicando perigo à saúde por causa do declínio acentuado das temperaturas e da onda de frio.
De acordo com o Inmet, a previsão para o fim de semana é de que, no sábado (10), o ar frio se propague para áreas de Goiás, noroeste, sul, oeste e Zona da Mata de Minas Gerais, além de outras regiões do Rio de Janeiro. O frio também avança para parte da Região Norte, causando queda nas temperaturas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.
Já no domingo (11), mesmo que mais fraca, a massa de ar frio ainda provocará declínio nas temperaturas no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo.
Estão sob alerta:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Mato Grosso do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Centro, sul e noroeste goiano;
- Centro-sul, sudeste, nordeste, sudoeste, norte mato-grossense;
- Sul e sudoeste amazonense;
- Vale do Acre e Vale do Juruá;
- Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, central mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, noroeste, sul, sudoeste e oeste de minas;
- Central, sul, norte e noroeste espírito-santense.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, “todo esse frio que está acontecendo é justamente em função da incursão de uma frente fria que está mais posicionada entre Mato Grosso e São Paulo. No final de semana, principalmente no sábado, ainda chove muito no leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e Rio de Janeiro”.
Veja o mapa da massa de ar frio e do declínio de temperaturas no Brasil
Fonte: Inmet
Recomendações da defesa civil de Santa Catarina:
- Atenção especial para enfermos, moradores de rua, idosos e crianças.
- Abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
Secretaria de Estado da Saúde também recomenda:
- Manter-se bem agasalhado.
- Beber bastante água.
- Evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas.
- Higienizar as mãos com frequência.
Nenhum comentário
Postar um comentário