Nas eleições municipais de 2024, Palotina elegeu duas mulheres para ocuparem a Câmara de Vereadores a partir de 2025. Apesar da conquista, o número total de votos destinados a candidatas mulheres representou apenas 29,6% do total, somando 5.415 votos dos 18.291 votos válidos. O total de votos recebidos pelas mulheres foi impulsionado principalmente pela candidata Nissandra Karsten, do Partido Progressista (PP), que fez história ao receber 2.548 votos, uma votação expressiva e inédita no município.
A segunda mulher eleita foi Márcia Berno, do Partido Liberal (PL), que também garantiu seu espaço na Câmara com 611 votos. Márcia, atual vereadora e única mulher no Legislativo, conseguiu a reeleição e continuará representando as mulheres palotinenses.
Com o resultado, Palotina volta a ter duas mulheres na Câmara, algo que não acontecia desde a 12ª Legislatura (2009-2012), quando as vereadoras Eleci Donin e Vanir Pereira da Cruz ocuparam cadeiras no Legislativo. Antes disso, na 09ª Legislatura (1997-2000), as vereadoras Maria Alice Cardoso e Maximina Maria Delazeri foram as primeiras a ocupar o cargo de forma simultânea. A trajetória da participação feminina na política palotinense começou com a eleição de Jacira Quirino Alves, a primeira mulher a ser eleita vereadora, entre 1989 e 1992, que posteriormente se tornou prefeita do município de Maripá, entre 2009 e 2012, conforme informações das legislaturas no site da Câmara de Vereadores.
Suplentes
Além das duas eleitas, outras candidatas conquistaram importantes votações. As suplentes mais bem posicionadas foram Lessandra Lobato (PL), com 254 votos, Professora Olenia Rinaldi (PP), com 251 votos, e Adriana Andrade (Republicanos), com 207 votos. Apesar de não terem garantido vagas, essas candidatas mostraram força junto ao eleitorado feminino e trazem esperanças de uma maior participação política no futuro.
Do lado do Partido dos Trabalhadores (PT), a candidata Professora Denisa alcançou 239 votos, mas seu partido não atingiu o Quociente Eleitoral necessário para conquistar uma cadeira. Se o partido tivesse obtido êxito nestas eleições, a vaga ficaria com o candidato Maurão (PT), que obteve 519 votos.
Poder Executivo
Outro marco histórico foi registrado na eleição deste ano: pela primeira vez na história de Palotina, uma mulher ocupará o cargo de vice-prefeita. A empresária e ex-servidora pública Judith Sendtko foi eleita para o cargo juntamente com o candidato a prefeito Rodrigo Ribeiro, representando um avanço significativo na participação das mulheres em posições de liderança política no município.
O resultado da eleição reflete um avanço modesto na participação feminina, que segue como um desafio em Palotina. Embora duas mulheres tenham sido eleitas, o número de votos direcionados às candidatas ainda indica a necessidade de maior engajamento e incentivo para ampliar a representação das mulheres no cenário político local.
Eleições 2024 Palotina. Arte Bem Oeste Notícias |
Por Portal Bem Oeste Notícias
Nenhum comentário
Postar um comentário