Um incêndio de grandes proporções atinge novamente o Parque Nacional de Ilha Grande, região de Guaíra. A intensidade do fogo chama a atenção e preocupa os moradores de Guaíra e cidades da região e do Mato Grosso do Sul.
Segundo o ICMBio, o novo incêndio começou na madrugada desta segunda-feira (18), na Ilha Peruzzi, localizada ao sul do arquipélago.
A Ilha Peruzzi é a terceira maior da unidade e estava há aproximadamente 20 anos sem registros de incêndios ou ocorrências relacionadas ao fogo.
Após a detecção do incêndio, a equipe de brigadistas da base de Guaíra foi acionada e segue no local realizando os trabalhos de combate do fogo.
Incêndio anterior
O último incidente que atingiu a maior ilha da unidade, a "Ilha Grande", iniciado em 22 de outubro, está sob controle. No entanto, nas áreas já queimadas, há diversos pontos de ignição dispersos que continuam emitindo fumaça, devido à presença de materiais combustíveis, como troncos, raízes e galhos secos, que não foram totalmente consumidos pelo fogo principal. Esses materiais apresentam risco de reignição.
A equipe de brigadistas do ICMBio/NGI Rio Paraná esteve mobilizada por 18 dias em uma base de apoio estrategicamente montada para atuação nos municípios de Eldorado-MS e Altônia-PR. Até 15 de novembro, as ações realizadas conseguiram monitorar o avanço das chamas sobre a unidade, com esforços concentrados em prevenção, combate e monitoramento.
Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Fonte: Ponto da Notícia
Nenhum comentário
Postar um comentário