Últimas Notícias
Noticias

Ato simbólico marca a entrega da obra do Centro Dia do Idoso em Palotina

Na tarde desta segunda-feira, 30 , a Secretaria de Assistência Social de Palotina realizou um ato simbólico para marcar a conclusão da obra do espaço onde será o Centro Dia do Idoso Pioneiro Ovídeo Giacometti. Localizado no Bairro Pôr do Sol, o espaço foi criado para atender, inicialmente, 30 idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social, oferecendo assistência e cuidados essenciais em um ambiente acolhedor.

Carinhosamente apelidado de "Creche do Vovô", o Centro Dia é resultado de um esforço conjunto de captação de recursos e representa um marco para a ampliação da rede socioassistencial de Palotina. Um investimento de R$ 1.763.400,00 com emenda do deputado federal Ricardo Barros e contrapartida do município. A iniciativa é especialmente relevante diante do crescimento da população idosa e da diversidade de suas necessidades.

Em um discurso emocionado, o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti destacou a importância do espaço e agradeceu a todos os que colaboraram para a realização do projeto. "Esta é uma oportunidade de reconhecer todo o trabalho e esforço daqueles que muito fizeram pelo nosso município. Um espaço que, sem sombra de dúvidas, será uma referência na região e em todo o estado", afirmou. O prefeito também ressaltou a honra de dar o nome de seu saudoso pai ao Centro Dia: "Quero agradecer a todos, em especial, aos vereadores que aprovaram a lei que denomina este espaço de Centro Dia do Idoso Pioneiro Ovídeo Giacometti."

O projeto tem como principais objetivos:

* Prevenir situações de risco pessoal e social.
* Evitar o isolamento social e a institucionalização de idosos.
* Reduzir internações médicas e acidentes domésticos.
* Fortalecer vínculos familiares por meio de orientações sobre cuidados básicos.
*Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais e promover a participação comunitária na atenção aos idosos.

O público-alvo são pessoas idosas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de auxílio para atividades diárias, como alimentação, mobilidade e higiene, mas que possuem graus de dependência controlados (graus I ou II, segundo a ANVISA).

O evento também contou com as presenças da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mirian Elena Souto de Giacometti, dos vereadores Thiago Mostachio e Márcia Berno, da secretária de Saúde, Jessica Kehrig, secretário de Administração, Lucas Pedron, dos presidentes dos clubes dos vovôs, assistentes sociais, além dos vereadores eleitos: Nissandra Karsten, Ademir Paludo e Gilvano Burin.





Por Portal Bem Oeste Notícias



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário