Palotina conquistou a segunda posição geral, no ranking das melhores cidades do Estado em qualidade de vida, de acordo com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). O estudo foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e tem como ano-base 2022.
O IPDM, considerado uma versão municipal do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mede o desempenho socioeconômico dos 399 municípios do Paraná nas dimensões de Renda, Educação e Saúde, resultando em um indicador geral em uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a performance. Palotina alcançou 0,8696, ficando atrás apenas da capital Curitiba, que obteve 0,9013. Confira o quadro completo
AQUI.
Melhora nos índices e crescimento econômico - O desempenho de Palotina é reflexo da melhora em áreas estratégicas, como Renda e Educação, com o município apresentando avanços significativos em indicadores como geração de empregos formais, desenvolvimento agropecuário e qualidade do ensino. Essa ascensão acompanha a tendência estadual, que registrou um avanço na média geral do IPDM, passando de 0,7291 em 2021 para 0,7414 em 2022, o melhor resultado desde o início da série histórica, em 2010.
Cenário estadual - Além de Curitiba e Palotina, o Top 5 do índice conta com Toledo (0,8582), Quatro Barras (0,8547) e Cafelândia (0,8525). Palotina e outros municípios do Oeste paranaense demonstram força na economia agroindustrial, que segue como um dos motores do desenvolvimento regional.
Impacto positivo na renda - No quesito Renda, Palotina figura entre os municípios com índices superiores a 0,7, consolidando-se como um polo de geração de empregos e desenvolvimento econômico. O setor agropecuário e os investimentos locais impulsionam a remuneração do trabalho e a criação de oportunidades, refletindo diretamente na qualidade de vida da população.
O prefeito Luiz Ernesto de Giacometti comemorou o resultado, destacando os esforços contínuos em áreas como educação, saúde e infraestrutura: “Este resultado reflete o compromisso com políticas públicas que transformam a vida das pessoas. Nosso objetivo sempre foi manter Palotina como referência em qualidade de vida”, destaca.
IPDM – O índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM) utiliza dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para formulação do indicador. Devido ao tempo de processamento dessas informações por cada órgão, o índice, que é anual, é divulgado dois anos após o período analisado.
|
Foto: Next Videos |
Por Portal Bem Oeste Notícias
Com informações AEN
Nenhum comentário
Postar um comentário