Faleceu nesta quinta-feira (16), o advogado e cidadão honorário de Palotina, Dr. Osvaldo Carnelosso. Ele foi um dos primeiros advogados a atuar no município e também foi vereador.
Osvaldo Carnelosso é natural de Tupacireta/RS. Aos 13 anos mudou-se para a cidade de Santa Maria. Foi seminarista no Distrito de Vale Veneto, município de São João do Polêsine e depois cursou Direito na Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 1969 mudou-se para Palotina com sua esposa, Doraci Mayer Carnelosso (in memoriam) a convite do Padre Pedro Reginato.
O casal teve três filhas: Priscila, Karin e Caroline. Osvaldo Carnelosso foi o primeiro advogado da Prefeitura Municipal e o primeiro procurador concursado. Sempre esteve envolvido nas causas sociais e tinha como lema ajudar a todos os que não tiveram a mesma oportunidade de estudar que ele teve.
Na Prefeitura, exercia seu cargo muito além das horas contratadas e estava sempre disponível ao atendimento da população. Chegou a ser conhecido como o “Advogado do Povo”, tanto era sua contribuição para com os menos favorecidos.
Osvaldo Carnelosso também foi vereador, sendo eleito para dois mandatos, de 1992 a 2000. Ele também foi um dos fundadores da Associação dos Servidores Municipais de Palotina (Assemp). Como um dos advogados mais antigos do Paraná, ele homenageado no livro “Da Poeira & Lama à Nuvem”, escrito por Ernani Buchmann e lançado Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná.
O corpo está sendo velado na ASSEMP de Palotina e o sepultamento será nesta sexta-feira, em horário a ser determinado. A Câmara de Vereadores deverá prestar homenagem a ele.
Com informações Folha de Palotina
Nenhum comentário
Postar um comentário